quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A Parábola do Semeador


Alguém já leu sobre essa parábola? Talvez para a maioria não seja uma novidade, mas acredito que Jesus ao contá-la quis nos mostrar quatro atitudes que podemos ter em relação à Sua palavra: indiferente; emocional; mundana e frutuosa.
Acompanhe em Marcos capítulo 4 e analise em que perfil você se enquadra.
1-Indiferente
A Palavra entra por um ouvido e sai por outro, não passa pelo coração. A Palavra se torna morta, não gera mudança nem diferença alguma.
Satanás tem impedido essa pessoa de ouvir e ela tem aceitado tranquilamente, não está enxergando, porque se tornou insensível à voz e ao Espírito de Deus.
2-Emocional
É marcada por momentos de emoção, como acampamentos, bons cultos, bons pregadores, etc.
Nesse caso a Palavra até chega ao coração, gera uma expectativa de mudança... mas pouco depois desaparece, porque não foi profunda, não estava enraizada.
Imagina-se que a mudança vai acontecer, mas não acontece. E a pessoa continua a viver como antes.
3- Mundana
Aqui, a pessoa recebe a Palavra, entende a mensagem e toma posse dela, mas não consegue se DESLIGAR das coisas mundanas.
Não abre mão dos prazeres da vida, como televisão, internet, músicas, baladas, palavras sujas, vícios...
E também continua a viver como antes.
4- Frutuosa
A Palavra entra e faz diferença na vida da pessoa, fica enraizada em seu coração. Então, depois de transformada, estará pronta pra receber o novo de Deus e fazer a diferença no mundo.
Não tenha medo de ser diferente, pois foi pra isso que Deus te chamou!
Em Marcos 2:21-22 está escrito: “Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha; doutra sorte o mesmo remendo novo rompe o velho, e a rotura fica maior.
E ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutra sorte, o vinho novo rompe os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser deitado em odres novos”.

Que possamos ser libertos dos perfis 1, 2 e 3 em Nome de Jesus! E que vivamos o perfil 4 de forma real e intensa, para que sejamos frutuosos, façamos a diferença sendo Sal e Luz.


Escrito por Juliana Polonio Faganello (Jujuba)

Nenhum comentário: