quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Oração ou intercessão? – Parte II




A oração, por sua vez, é fruto espontâneo da consciência de um relacionamento pessoal com o Todo-Poderoso, onde não há espaço para o monólogo, pois quem ora não apenas fala, mas também precisa estar disposto a ouvir. É um diálogo no qual o crente aprofunda sua comunhão com Deus e ambos conversam numa linguagem que tem como intérprete o Espírito Santo (Rm 8:26-27 "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.") .
Como devemos orar? Jesus acentua a sinceridade do nosso coração, pois não somos atendidos na oração simplesmente pelo nosso falar de modo vazio:
"E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar serão ouvidos." (Mateus 6:7)
Podemos orar em silencio: "Porquanto Ana falava no seu coração; só se moviam os seus lábios, e não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada" (1 Samuel 1:13)
Podemos orar em voz alta: "... Clamaram em alta voz ao Senhor seu Deus." (Neemias 9:4); - "... Então caí com o resto em terra, e clamei com grande voz ..." (Ezequiel 11:13)
Podemos orar com nossas próprias palavras.
Podemos orar usando palavras diretas das Escrituras.
Podemos orar com a nossa mente.
Podemos orar através do espírito "em línguas": "Porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus; pois ninguém o entende; porque em espírito fala mistérios ...; O que fala em língua edifica-se a si mesmo ...; Porque se eu orar em língua, o meu espírito ora, sim, mas o meu entendimento fica infrutífero. Que fazer, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento." (1 Coríntios 14:2,4,14-15) 
Qual a posição apropriada, do corpo, na oração? A Bíblia menciona pessoas orando:
Em pé: (Neemias 9:4-5),
Sentadas: (1 Crônicas 17:16; Lucas 10:13),
Ajoelhadas: (Esdras 9:5; Daniel 6:10; Atos 20:36),
Acamadas: (Salmos 63:6),
Curvadas até o chão: (Êxodo 34:8; Salmos 95:6),
Prostradas no chão: (2 Samuel 12:16; Mateus 26:39),
De mãos levantadas aos céus: (Salmos 28:2; Isaías 1:15; 1Timóteo 2:8).
Qual é melhor: oração ou intercessão? Não existe melhor ou pior, ambas são bíblicas, importantes e necessárias para a saúde da fé, do relacionamento com Deus e da Igreja.              


Texto organizado por Juliana Polonio Faganello (Jujuba), com informações extraídas do blog Luciano de Paula Lourenço e do site www.casadosenhor.com.br.                                                                                 



Nenhum comentário: