quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Alinhando o pensamento - Parte I



Uma pessoa é determinada por sua capacidade de pensar, de processar a vida. Tudo aquilo que cremos, falamos e vivemos, tem a ver com a essência do pensamento que compõe nossa mente. Em resumo, o homem é a própria ideia que o faz apto a decidir.

Na criação, Deus deixou de forma muito clara a ênfase do verdadeiro sentido da vida do homem. Em Gênesis 2:7 vemos que o homem foi formado do pó da terra. Deus pegou o pó e o preparou na forma física do que somos hoje. O primeiro entendimento que temos desta passagem é que, por mais importante que o barro tenha sido na formação do homem, a vida só foi originada naquele molde inerte, no momento em que Deus soprou em suas narinas. Diz o versículo que Deus soprou o fôlego da vida, isto é, a vida que havia em Deus foi transferida para dentro daquele molde de barro e então o homem passou a ser alma vivente.

Como estamos falando sobre o pensamento, vamos nos concentrar na alma. Deus soprou vida e esta vida originou o espírito do homem e este espírito originou a alma. O espírito do homem é o canal direto pelo qual nos comunicamos com Deus, é a área do homem que trata dos assuntos espirituais e é por aí que o homem tem contato com a vida ou com a morte. No grego a palavra espírito é traduzida por “pneuma”, que tem o sentido de sopro ou respiração. O que acho maravilhoso nesta obra da criação do homem é que Adão só passou a ser alma vivente – ser pensante – no momento em que o sopro de vida – “espírito” – entrou nele, isto é, nossa capacidade de raciocínio é uma obra de Deus, que só se inicia no momento em que o nosso espírito entra em contato com o criador. A alma é o que compõe a sua personalidade, emoções, vontades, capacidade de decisão e os sentimentos. A alma é a própria mente do homem, que o direciona racionalmente pelos caminhos escolhidos.

A batalha do diabo não é pelo seu corpo, é pela sua mente. Se ele ganhar sua mente ele terá o seu corpo. Aquilo que governa a sua mente governará toda a sua vida. Por isso que o apóstolo Paulo quando escreve aos Romanos deixa clara a necessidade de estarmos constantemente em processo de transformação, que vem através da renovação do nosso entendimento (Rm. 12:2). Entenda, sua mente processa o que recebe através do espírito. As informações que determinam a tua vida vêm pelo espírito e gerará algo em tua alma, e consequentemente estabelecerá os teus pensamentos. Você sempre caminhará na direção em que forem os teus pensamentos. O que o apóstolo Paulo está ensinando aos romanos é que é possível viver a realidade da vida de Deus que foi liberada a nós através do Seu sopro em nosso ser. Mas ele também nos mostra neste texto que essa renovação de mente é algo voluntário, é o culto racional. Não há vida num culto irracional. Você só colhe os benefícios ou consequências daquilo em que realmente acredita.

No que você está pensando? O que tem ocupado sua mente? Quem tem alimentado e governado a sua alma? Dependendo das respostas você pode estar caminhando num caminho que Deus não planejou. Outra coisa é que o que conta não é a nossa resposta “certa”, e sim a nossa “atitude” certa. Quero repetir novamente: aquilo que governa a sua mente, governa também toda sua vida. Não é preciso ser um expert para saber quem está governando os nossos pensamentos, basta avaliar nossas atitudes e prioridades. Aquilo que fazemos demonstra em quem realmente cremos; isto porque a fé não é algo místico mas é uma convicção materializada em atitudes.

Por exemplo: você pode estar igreja há muitos anos e viver uma vida assídua  nas reuniões. Todos sabem que você é um crente verdadeiro e temente a Deus, mas um dia você sonha ou se depara com uma pessoa endemoninhada e o demônio diz que vai destruir a tua vida e que daquele dia em diante ele vai te perseguir. De repente você acorda ou sai daquela experiência e passa a ter uma vida cheia de medo, sempre preocupado com o que possa te acontecer. Sua alegria se vai; começa a ficar doente e se sente perseguido e oprimido. Bem, a questão é que você continua sendo crente, continua indo à igreja só que lá dentro de você algo mudou, isto é, o medo entrou. Medo do que o diabo possa te fazer. Parece que tudo aquilo que Deus fala em sua palavra tem menos força do que aquilo que o diabo fala sobre ti. O que de fato está acontecendo aqui? Bem, você acreditou no que o diabo falou e por isso a mentira começou a reger tua mente e consequentemente a tua vida. Infelizmente, hoje existem muitas pessoas que creem mais no diabo do que em Deus, e o triste é que sua vida religiosa continua sendo da mesma forma, atendendo aos cultos e etc. Jó disse: Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu (Jó 3:25).

Entenda, suas atitudes caminharão baseadas no que você realmente crer, e aquilo em que você crer está ligado ao que sua mente decide acreditar. Quando a serpente começou o processo de enganar a Eva e Adão, ela não trouxe uma mentira exposta, trouxe uma meia verdade, ou melhor, ela usou a verdade e distorceu de uma forma que na mente de Eva e Adão a atitude era por uma boa causa. Note que o diabo nem sempre vai vir com uma grande mentira, mas virá com uma verdade destorcida. Se sua mente não estiver fundamentada na Palavra de Deus, certamente você errará achando que está fazendo o certo. A Palavra de Deus é a bússola que precisamos.

CONTINUA NA PRÓXIMA SEMANA!

Texto de Paulo Jonatas da Silva 

Ministério Guiados Pelo Espírito  

Nenhum comentário: