terça-feira, 17 de setembro de 2013

5º mês da missionária Lidiany na Ucrânia










Neste mês de agosto ajudei aqui na base de Kiev, na Ucrânia, em dois eventos diferentes. O primeiro foi um acampamento de inglês para jovens, com foco na Bíblia, liderado por um time prático de Escola de Treinamento e Discipulado (ETED), da Jocum dos Estados Unidos. Foi um tempo muito bom e a vida de vários jovens foi impactada pelo amor de Deus neste evento. Pude compartilhar um pouco do meu testemunho sobre o tempo na Inglaterra no ano passado, e do que Deus tem feito na minha vida.

Tivemos também um seminário de duas semanas, com parte teórica e prática sobre treinamento físico. A experiência de participar deste evento foi igualmente muito boa! Ajudei na cozinha e fotografei. Também ouvi algumas palestras, e foi muito importante aprender acerca de como devemos estar também preparados com o nosso corpo para servir  melhor a Deus. Tim Cought era o palestrante e treinador (59 anos) e sua mulher,  Rebeka (56 anos),  liderava na cozinha. Um casal cheio de energia, disposição e amor de Deus.

Desde que cheguei aqui em Kiev tenho feito parte de uma pequena igreja ucraniana. Na cidade há algumas igrejas em que o culto é realizado inglês para pessoas de outros países. Mas eu me sinto muito amada e à vontade estando nesta igreja ucraniana, na qual nem sempre há  tradução para o inglês, mas ali posso aprender mais sobre este país e sua cultura. Neste mês de agosto, por duas vezes,  fui convidada para falar antes da Santa Ceia, que aqui é realizada todos os domingos. Meu namorado, Igor, fez a tradução do português para o russo.  Senti-me muito honrada pelo convite, e me sinto parte dessa família. Todos os jovens falam inglês, o que facilita a comunicação e eu já aprendi um pouco de russo também. Deus tem me presenteado com pessoas maravilhosas em minha estadia aqui em Kiev, e com certeza as pessoas dessa Igreja fazem parte desse presente.

Quero agradecer as orações para que eu conseguisse meu visto. Graças a Deus deu tudo certo e agora posso ficar aqui até o ano que vem. Agradeço também as orações pela minha amiga Vivi na Rússia, ela foi aprovada na entrevista e agora pode continuar com o processo de visto permanente. Obrigada mesmo!

No dia 8 de setembro terá início a ETED, onde serei obreira. Estamos muito contentes e ansiosos com a chegada dos alunos. Até agora estamos com o número de 8 alunos de 5 países diferentes e na próxima carta terei as informações detalhadas. Quero pedir que orem pela vida desses alunos, a fim de que seus corações sejam abertos para tudo o que Deus tem preparado para este tempo, bem como por nós, os obreiros, para que possamos ser instrumentos nas mãos de Deus na vida deles. Orem igualmente pelos suportes financeiros dos obreiros, pois alguns estão com dificuldades nesta área.

Agradeço a todos que estão me acompanhando neste desafio, por todo apoio, oração e palavras de incentivo. Todos vocês são preciosos na minha vida. Peço que Deus esteja sempre com cada um de vocês! Saudades!

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” (Jeremias 29.13)
Lidiany Ortega



Nenhum comentário: