sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Xô, ansiedade!


O tempo é algo que não pode ser controlado pelo ser humano. Por mais que a ciência e a tecnologia desenvolvam mecanismos para prever (e muitas vezes, alterar) acontecimentos futuros, é impossível ter certeza plena do que realmente ocorrerá. O amanhã pertence exclusivamente a Deus.

Vivemos em uma sociedade que enche a nossa agenda de compromissos, estabelece padrões de comportamentos e exige resultados. O sentimento de inadequação, o medo de não ter sucesso e a insegurança em relação ao futuro têm gerado em muitas crianças e jovens – inclusive cristãos – ansiedade, fobias e doenças psicossomáticas, que afetam a mente e o corpo. Não é raro encontrarmos na igreja pessoas que sofrem com sintomas básicos de ansiedade, como gastrite, dores de cabeça e alterações fortes de humor.

Muitos tendem a acreditar que dinheiro e bens materiais são a garantia de um futuro tranquilo. Mas Jesus garantiu na parábola sobre um homem rico: “Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus”. Lucas 12.20-21.

A vontade de Deus é que seus filhos aprendam a viver um dia de cada vez, em paz:não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”. Mateus 6.34.

Um verdadeiro seguidor de Jesus deve ter um temperamento moldado pelo Espírito Santo, que trará equilíbrio, paciência, amor e domínio próprio. Quem entende que foi crucificado com Cristo e agora é uma nova criatura sabe que não é impossível controlar o medo, a ansiedade e angústia, pois o próprio Deus está interessado em ajudá-lo.

Seja diferente, não ande ansioso, não prejudique a si mesmo. Precisamos todos os dias entregar nossa ansiedade ao Pai e pedir que Ele nos encha com a Sua natureza. Assim teremos a certeza de que nosso presente e futuro estão sendo preparados, como garante a Palavra: “Certamente haverá bom futuro para você, e sua esperança não falhará”. Provérbios 23.18.

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”. Jeremias 29.11

Texto escrito por Raquel Correia.

Nenhum comentário: